Atendimento ao Cliente - Artigo

Alguns dados para você refletir sobre a importancia do ATENDIMENTO AO CLIENTE.

Pesquisas provam o quanto a qualidade de atendimento interfere na fidelidade do consumidor:

66% dos consumidores trocam de empresa por causa de um atendimento ruim e 82% sentem que o fornecedor poderia ter feito algo para prevenir essa troca. (Accenture)

84% dizem que suas expectativas não foram superadas em sua última experiência de atendimento. (Harvard Business Review)

56% precisam explicar o problema mais de uma vez quando falando com a equipe de atendimento. (Harvard Business Review)

58% nunca mais voltam a usar uma empresa depois de uma experiência negativa. (NewVoice).

E agora, como esta a avaliação dos seus clientes sobre o atendimento da sua empresa?

Que saber um pouco sobre o outro lado da moeda? A empresa que já conhece o potencial de um atendimento de qualidade. Ela investe em ferramentas e treinamento para que sua equipe esteja preparada para o que der e vier; ela mune sua equipe com uma boa margem de autonomia para que possa ir além do esperado, surpreendendo o cliente. Acima de tudo, ela cria uma cultura de bom atendimento para que todo o time se una em torno de um objetivo comum e extraordinário: fazer todo o possível para encantar o cliente.

Um cliente encantado tem um valor muito maior do que muitas empresas imaginam, veja alguns dados:

Pesquisas mostram que um aumento de 10% no índice de satisfação do consumidor resulta em 12% a mais de confiança na empresa. Além disso, atendentes amigáveis têm o poder de fazer o cliente se apaixonar pela marca.

O aumento de confiança faz com que o cliente seja mais engajado com a empresa e tenha mais paciência ao lidar com eventuais problemas. É fato: se uma experiência negativa espanta os clientes, uma experiência positiva tem o efeito de um ímã, atraindo o cliente cada vez mais para dentro da loja, site ou aplicativo.

Uma pesquisa da New-Voice mostrou que 50% dos consumidores usam uma empresa mais vezes após uma experiência de atendimento positiva.

Não é só a quantidade de visitas que sobe: o valor de cada visita do cliente também muda pra melhor. 74% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem um atendimento excelente (American Express), e 86% estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor. (RightNow)

93% dos consumidores comentam sobre experiências de atendimento positivas pelo menos de vez em quando, enquanto 46% falam sobre isso com frequência, em média para 8 pessoas - uma publicidade positiva com valor inestimável.

E você ainda tem dúvidas sobre a importancia em capacitar bem sua equipe?

Pense nisso, melhore sempre

Prof Jair Santos