Provocando Ideias

Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

A REVOLUÇÃO DO SABER PENSAR

A REVOLUÇÃO DO SABER PENSAR

Olá amigos,

Henry Ford foi um empreendedor e engenheiro mecânico americano, fundador da Ford Motor Company, autor de livros e um grande pensador. Foi o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.
Este homem, que esteve à frente de seu tempo, dizia que “Pensar é o trabalho mais difícil que existe e  talvez por isso tão poucos se dediquem ao  árduo trabalho de pensar”.
Vejam só o impacto deste pensamento, sendo que isto foi dito por um homem que dedicou a vida a pensar. Pensar o novo, pensar o diferente, pensar novas formas de fazer as coisas.

Creio que Henry Ford estava certo. Hoje vivemos uma escassez de gente que pensa!
Além do natural desafio cognitivo que é pensar, também nos deparamos, com uma confusão entre TER INFORMAÇÃO e PENSAR A INFORMAÇÃO.

Nos últimos anos vivemos, a partir da revolução tecnológica, a era da informação. E em poucos anos já estamos indo além desta fase. A era da informação já está consolidada. Nenhum outro homem ou mulher na face da terra desde que começamos a nos manter firmes em duas pernas, teve tanto acesso a informação quanto temos hoje.

Informação já não é mais um privilégio de poucos, a informação corre solta, a disposição de quem quiser fazer uso dela.  A cada segundo são disponibilizadas uma quantidade imensurável de informação em todas as partes do planeta sob as mais variadas formas. Já estamos vivendo a era da HIPERINFORMAÇÃO. Portanto a questão hoje não é mais ter informação. É o que fazer com ela.

Agora estamos vivendo a revolução do pensar. A tendência hoje é falar de IA (Inteligência Artificial) e talvez acreditando que com ela, a IA, nos livre do árduo trabalho de PENSAR.  Mas não creio que nos livraremos disso. O mundo continuará precisando de gente que pense!
O que está acontecendo é que estamos saltando da busca da informação, para seu uso intenso e continuo, através de nossas mentes, gerando novas ideias, novas soluções. E qual o novo desafio? Pensar a partir das informações que temos!


Pense nisso, melhore sempre e tenha muito sucesso.


Prof. Jair


Texto de autoria do Prof. Jair Santos - Palestrante e Consultor Corporativo - Apresentador na Rádio CBN|SC do quadro diário Construindo Conhecimento. | www.profjair.com.br. Respeite o autor mantendo os devidos créditos.

 Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Voltar