Provocando Ideias

Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Cliente satisfeito ou seu dinheiro de volta!

Cliente satisfeito ou seu dinheiro de volta!

Algumas frases demonstram como os clientes são, em tese, glorificados nas empresas. “O cliente é a razão de nossa empresa existir”, “Aqui na nossa empresa o cliente esta em primeiro lugar”. “Em  nossa empresa o cliente é rei”. Certamente você já ouviu esse tipo de frase e talvez tenha repetido algumas vezes pelo menos uma delas. Todos sabemos que o bom atendimento ao cliente é, sem dúvida, um dos principais fatores para o crescimento das vendas e sucesso das organizações.

As empresas dependem da satisfação de seus clientes para prosperarem. Ao mesmo tempo, a forte concorrência e a semelhança entre os produtos fizeram com que os clientes se tornassem mais exigentes e criteriosos nas suas escolhas. Qualidade e preço já não servem mais como diferenciais. O atendimento é que faz a diferença. A decisão de escolha esta na mão de quem compra e não de quem vende. O grande decisor sempre será o famoso CLIENTE REI.

Mas, mesmo sabendo de tudo isso, muitas empresas não dão a devida atenção a este detalhe crucial. Com uma mão conquistam clientes e com outra perdem. Pequenas falhas acumuladas que levam o cliente a não optar mais na continuidade da relação. Competência, eficiência, educação, simpatia e rapidez de quem atende. São essas as qualidades que geram no cliente satisfação e confiança na empresa. É importante lembrar que boa parte dos clientes insatisfeitos não reclamam com a empresa; simplesmente não a procuram mais. Então, o fato de uma empresa não receber reclamações não significa que não existam clientes insatisfeitos.

Estas verdades precisam fazer parte da rotina de trabalho de todos, pois o atendimento que encanta e fideliza clientes não depende apenas dos vendedores, atendentes, telefonistas... todos na empresa são responsáveis para que isso aconteça.  Todos os departamentos, direta ou indiretamente, têm contato com o clientes ou dão suporte a quem atende clientes. Cuidados com a linguagem usada nos e-mails,  o padrão de atendimento, solução de problemas, todos esses detalhes podem passar despercebidos aos  nossos olhos, mas não passarão em branco aos olhos do cliente que não se sentir satisfeito.

Esta na hora de valorizar os clientes na prática e não somente nas frases de efeito. Atendimento a clientes não pode ser somente uma frase em quadros espalhados pela empresa. Precisa ser filosofia de trabalho e um forte desejo de todos.


Pense nisso, melhore sempre e tenha muito sucesso.

Prof. Jair


Texto de autoria do Prof Jair Santos - Palestrante e Consultor Corporativo - Apresentador na Rádio CBN|SC e TransAmérica Hits Litoral do quadro diário Construindo Conhecimento. | www.profjair.com.br. Respeite o autor mantendo os devidos créditos. Não praticamos SPAM.Para remover seu e-mail - responda: advendor@advendor.com.br - Assunto da Mensagem: Descadastrar

 Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Voltar