Provocando Ideias

Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Do limão a limonada - A Arte de Resolver Problemas

Do limão a limonada - A Arte de Resolver Problemas

Uma frase muito conhecida, diz que: “se a vida te der limões, faça uma limonada”. Ela pode parecer inocente, talvez até um pouco antiquada para a velocidade do mundo e das mudanças, mas continuo acreditando que ela tem algo importante a nos ensinar. Limões sendo transformados em limonada significa dizer que, precisamos saber lidar com os desafios, adversidades e contratempos que aparecem em nosso caminho. Nós temos sonhos, temos objetivos. Ao acordarmos pela manhã, fazemos nosso roteiro de atividades e planejamos nosso dia. Mas quando surgem imprevistos que nos forçam a mudar aquilo que pretendíamos fazer?

Isso acontece sempre, problemas aparecem, e afetam nossa  vida. Pode ser um pneu que fura, a febre do filho, uma desilusão, uma frustração profissional. Dos problemas mais banais, aos mais complexos, independente de qual seja o problema, cada pessoa lida com eles de uma forma diferente. Alguns se permitem atingir, sofrem, somatizam, e com isso chegam a adoecer. Outros, ao contrário, fazem do limão, uma limonada. Percebem que cada adversidade é, na realidade, uma oportunidade de crescimento, de evolução. Colocam tudo em perspectiva, entendendo que logo depois, de passar um curto espaço de tempo, as coisas passam a ter um peso diferente.

Depois da noite vem o dia, e o que precisamos é saber tirar o melhor proveito dessas situações. Nesse sentido, manter a cabeça fria, a mente aberta e criativa, e o corpo energizado é fundamental. Buscar na dificuldade, o alimento para mudar e melhorar.  É o obstáculo que nos impulsiona a pensar de maneira diferente, e a realizar diferente.
Precisamos aprender a encarar as adversidades de forma positiva. Ora, se a vida é um aprendizado diário, se precisamos evoluir, devemos encarar os problemas como oportunidades. Não podemos nos deixar abater nem desanimar, e muito menos parar diante deles. O pensar positivo, a falar positivo, o agir positivo.
Saiba, que se dermos importância demais aos obstáculos, eles crescerão de tal forma à nossa frente que irão tornar-se intransponíveis. Mas, se mantivermos nosso foco no objetivo, naquilo que desejamos alcançar, eliminaremos de nossa mente as crenças limitantes.

Nossas dificuldades precisam se tornar nossos melhores ativos.

 

Pense nisso, melhore sempre e tenha muito sucesso.

Prof. Jair


Texto de autoria do Prof Jair Santos - Palestrante e Consultor Corporativo - Apresentador na Rádio CBN|SC e TransAmérica Hits Litoral do quadro diário Construindo Conhecimento. | www.profjair.com.br. Respeite o autor mantendo os devidos créditos. Não praticamos SPAM.Para remover seu e-mail - responda: advendor@advendor.com.br - Assunto da Mensagem: Descadastrar

 

 

 Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Voltar