Provocando Ideias

Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Gênios trabalham em Equipe

Gênios trabalham em Equipe

Até que ponto o talento individual é mais importante para uma empresa do que a força do trabalho em equipe? Será que o talento solitário consegue construir os resultados que as empresas precisam?  Tenho encontrado pessoas muito inteligentes e talentosas em suas atividades profissionais, mas muitas vezes incapazes de se relacionar com seus pares no local de trabalho. São excelentes executores, possuem grande conhecimento técnico, mas quando o assunto é construir através da colaboração se tornam quase como "elefantes em uma loja de porcelanas"

O tempo todo entram em rota de colisão com as outras pessoas, criam desafetos, ofendem e são ofendidos. Conseguem achar alternativas para problemas complexos e tornam complexas situações que não deveriam atrapalhar. Acabam  ao mesmo tempo fazendo parte das soluções e dos problemas que a  empresa tem.
São os tipos de profissionais que se daria muito bem, se pudessem trabalhar sozinhos, se não dependessem de outras pessoas e  se ninguém dependesse delas. A questão é que daí não estaríamos falando de profissionais no contexto das  empresas, mas sim de um náufrago perdido em alguma ilha deserta.

Empresas são organismos que só tem vida pela interdependência, todos contribuindo com todos. Portanto o  grande desafio é transformar estes gênios solitários em parceiros no trabalho.
Aproveitar toda sua força de criação e capacidade de realização em alavancas para o crescimento da equipe. Aproveitar tudo que é favorável em suas atitudes e mudar o que não contribui.  Impossível? Acredito que não, mas sem dúvida um grande desafio. Implica em trabalhar  o comportamento, em mudança de atitudes e de paradigmas. Implica em remodelar a imagem desta pessoa junto a seus pares, para construir aceitação.

As pessoas que estão acima da média em conhecimento, experiência e genialidade são importantes para as empresas desde que consigam fazer parte do time. As empresas só funcionam bem quando existe o chamado espírito de corpo, de pertencimento e ligação plena entre todos. Trabalho em equipe de forma verdadeira!


Pense nisso, melhore sempre e tenha muito sucesso!

Prof. Jair

Texto de autoria do Prof Jair Santos - Palestrante e Consultor Corporativo - Autor de podcast e DVD´s de treinamento (Gestão/Vendas/Comportamento). Apresentador na Rádio CBN|SC do quadro Construindo Conhecimento| www.profjair.com.br. Não praticamos SPAM.Para remover seu e-mail - responda: advendor@advendor.com.br - Assunto da Mensagem:Descadastrar

 Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Voltar