Provocando Ideias

Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Qual a razão do trabalho em equipe

Qual a razão do trabalho em equipe

Amigos, creio que um dos grandes desafios que temos em nossa vida seja  o de compreender o ponto de vista das outras pessoas.  O famoso “dar o braço a torcer”. O problema é que quase sempre acreditamos que nossa visão, o nosso jeito de enxergar as coisas expressa  a suprema  realidade do universo. Mesmo que tenhamos um certo controle sobre o nosso ego, evitando assim que a prepotência e a teimosia  nos domine, temos dificuldade de aceitar o fato de que outras pessoas possam ter um melhor entendimento sobre as diversas situações que acompanham a vida.
Normalmente temos opinião para tudo. Para tudo temos uma possível solução e todas revestidas de uma boa dose de certeza. Acreditamos que realmente o mundo seria um lugar melhor se as nossas ideias fossem aceitas e aplicadas. Ser inteligente, e não se deixar dominar pela burrice da teimosia, significa saber que seu colega da mesa ao lado também pensa assim, também tem uma boa ideia e também tem sua dose de razão.
Por isso quando me falam de trabalho em equipe como uma das grande alavancas para construir resultados,  e  uma necessidade dentro das empresas, sei que será necessário que as pessoas comecem a respeitar o ponto de vista uma das outras. Se isso não acontecer, sempre teremos pessoas se matando dentro de um mesmo exército. Aceitar opiniões, ideias e pontos de vista  é  um exercício complexo. É a base do trabalho em equipe.

Precisamos  entender  e aceitar que fomos educados de forma diferente um dos outros, recebemos diferentes conceitos sobre o trabalho, vivemos experiências diversas, e de repente nos encontramos para viver e trabalhar juntos, em equipe. A chance de não dar certo é muito grande.
Acredito que  para que o trabalho em equipe vingue precisamos primeiro fazer com que as pessoas comecem a entender e respeitar a diversidade de opiniões. Certamente, no dia de hoje, milhares de ideias serão abortadas e milhares de pessoas se sentirão desestimuladas por que suas opiniões foram brutalmente rejeitadas. Não por que não serviam. Simplesmente por que eram diferentes, e na guerra das ideias diferentes, foram assassinadas.
Todos nós temos nossa razão, nosso ponto de vista, nosso jeito de enxergar a realidade. Temos esse direito. A pessoa que trabalha ao nosso lado, também. Esta é a razão do trabalho em equipe.

Pense nisso, melhore sempre e tenha muito sucesso.

Prof. Jair


Texto de autoria do Prof Jair Santos - Palestrante e Consultor Corporativo - Apresentador na Rádio CBN|SC e TransAmérica Hits Litoral do quadro diário Construindo Conhecimento. | www.profjair.com.br. Respeite o autor mantendo os devidos créditos. Não praticamos SPAM.Para remover seu e-mail - responda: advendor@advendor.com.br - Assunto da Mensagem: Descadastrar

 Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Voltar