Provocando Ideias

Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Saber ouvir vale Ouro

Saber ouvir vale Ouro

Olá amigos,

Há um ditado chinês que diz que "a palavra é de prata e o silêncio é de ouro”. Diz que “quem sabe ouvir, acerta com as pessoas, e vive cercado de riquezas”.

Me parece então, que em muitos momentos da nossa vida mais vale silenciar e ouvir, do que falar. Creio também que quando o único som que nos agrada é o da nossa própria voz, é sinal de algo está muito errado em nossa vida.

Muitas pessoas, além de quase nunca pararem de falar, quando param, ouvem de forma seletiva. Ou seja, tem ouvidos só para o que lhes interessa. Outras ouvem de forma agressiva e assim intimidam a inteligência de seu interlocutor. Sem contar com as que ouvem no piloto automático, não dispensando atenção verdadeira e fazendo mil coisas ao mesmo tempo. E por aí vai, existem muitos tipos de ouvintes e todos se achando os melhores ouvintes. Escutam, mas não compreendem o que foi dito. Escutam, mas não ouvem. Não sabem usar de gentileza na hora de ouvir. Assim continuam não acertando com as pessoas.

Bem isso tudo me parece fácil de entender e aceitar.
Mas o "x" da questão é que mudar o jeito de ouvir é realmente muito difícil. Aprender ou reaprender a ouvir é um grande desafio.
Ouvir de modo mais gentil, de modo mais interessado, de modo inteiro.  Tudo isso passa por uma grande mudança de comportamento.

O problema é que em nome das nossas certezas e da nossa razão falamos demais e esquecemos do valor do silêncio. Ter razão e se mostrar inteligente parece que virou moda. E assim deixamos de prestar atenção nas opiniões dos outros. Ouvimos com pressa, com angústias, com ansiedades. Ouvimos de forma tensa e continuamos a errar com as pessoas.

Amigos, a reflexão e a calma são fundamentais para que possamos acertar mais na hora de ouvir os outros. Quem sabe ouvir com qualidade acerta com as pessoas.
E na vida primeiro temos que acertar com as pessoas para que elas nos ajudem a acertar com as coisas.

Sempre vale a pena ouvir. Observe que os bons companheiros de viagem são bons contadores de suas histórias, mas principalmente são especialistas em ouvir e se interessar pelas nossas. Destes nós gostamos. Sempre é um prazer viajar a seu lado. Então para nos tornarmos bons companheiros de viagem precisamos ouvir e nos interessar pelos outros. Jogar luz em quem nos acompanha pois desta forma seremos recompensados com seu apoio e amizade.

Saber ouvir, muito mais do que qualquer técnica, nos exige mais educação e inteligência. Assim acertaremos muito mais com as pessoas que cercam nossa vida.
 

Pense nisso, melhore sempre e tenha muito sucesso.


Prof. Jair

Texto de autoria do Prof Jair Santos - Palestrante e Consultor Corporativo - Apresentador na Rádio CBN|SC e TransAmérica Hits Litoral do quadro diário Construindo Conhecimento. | www.profjair.com.br. Respeite o autor mantendo os devidos créditos. Não praticamos SPAM. Para remover seu e-mail - responda: advendor@advendor.com.br - Assunto da Mensagem: Descadastrar

 

 Compartilhe: Compartilhe esse texto em suas redes sociais:

Compartilhe esse texto
em suas redes sociais:

Voltar